Effort Values (também chamado de EVs) são atributos que distribuem uns pontos a mais para os stats de um monstrinho e aperfeiçoar de forma diferente, variando de qual Pokémon o treinador derrotar. Estes bônus, sob a forma de pontos de esforço, são somados na evolução de cada nível de um monstrinho. Um Pokémon que sob de nível utilizando uma Rare Candy, invés de lutar, não ganha nenhum EVs, deixando ele mais fraco do que outro que aumenta de nível normalmente.
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Lugia e Ho-Oh. |
Para entender melhor como este esquema funciona. Se você derrotar vários Primeape's ganhará mais atributos para o stat de Atk. Caso derrote monstrinhos rápidos, ganhará mais EVs de Speed. Derrotando diversas Blissey, o Pokémon conquista mais EVs de Defense. E por aí vai... Porém, não é tão simples assim. Requer muito tempo, paciência e inteligência. Procurar planejar o treino de seu Pokémon antes de treiná-lo é uma boa pedida. Continue lendo o artigo para entender melhor sobre os Effort Values.
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Electivire VS Infernape |
Diferente dos pontos de experiência, que são diminuídos quando um determinado Pokémon está ganhando vários pontos de EXP, os EVs são distribuídos de forma igual para todos os monstrinhos que derrotaram um certo Pokémon. Embora eles sejam compartilhados, cada um dos Pokémon irá conquistar o valor padrão de EVs.
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Minccino VS Braviary |
Caso um Pokémon consiga 510 valores do esforço (o máximo que um monstrinho pode atingir), ganhará uma fita de esforço para simbolizar a conquista (nas gerações III e IV). Os EVs não existem nos spin-offs.
Os Effort Values na Geração 1 (R/B ou G/Y)
O funcionamento dos EVs já foi colocado em prática na Geração I, onde é denominado de
Experience Stat ou
EXP. Stat. A estrutura de dados possui dois EVs bytes para cada cinco stats (HP, Attack, Defense, Speed e Special Atk/Def), a partir do zero quando obtidos e com um EV máximo de
65535 para cada stat. Quando um Pokémon é derrotado, suas bases de estatísticas são convertidas em pontos de esforço e, em seguida, somados aos EVs. Por exemplo, derrotar um
Mew o da 100 pontos de esforço para cada EV. (Derrotar 656 Mew, portanto, dará a um Pokémon EVs máximo em cada stat.)
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Trainer and Charizard |
Ao adicionar vitaminas o EV atinge 2560 de um status, mas não pode alcançar uma estatística acima 25600. Diferente do Exp.Share em jogos posteriores, o Exp. All não distribuía EVs. No nível 100, a fórmula para calcular a diferença de dados entre um monstrinho treinado nesse stat e um Pokémon não treinado é o seguinte:
Os Effort Values na Geração 2 (G/S/C)
Os EVs continuaram na mesma base da Geração 1. Alguns truques ainda eram aceitos, para deixar mais ''fácil'' o treinamento com os Effort Values.
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Raikou, Entei e Suicune |
A única novidade foi a introdução do
PokeRus, vírus raro que dobra os pontos de esforço conseguidos em cada combate.
Os Effort Values na Geração 3 (R/S/E/LF/FR)
A Geração III mudou muito o modo ver e treinar com os Effort Values. Agora eles são valores definidos pelos stats de base. Um monstrinho derrotado te da 1, 2 ou 3 pontos de esforço para um stat em particular, dependendo do Pokémon vencer. Porém, os combates não proporcionam qualquer experiência. O Pokémon não vai conquistar todos os pontos de esforço. No nível 100, stats de um monstrinho serão um ponto de status mais alto em uma estatística específica (Atk ou Speed, por exemplo) para cada quatro EVs adquiridos em cada stat. Para cada Pokémon que ganhou Pontos esforço na batalha, os stats irão ser recalculados após subir de nível. As estatísticas também já são recalculadas se uma Berry ou Vitamina ou um stat redutor é utilizado no monstrinho.
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Latios VS Pikachu |
Todos os Pokémon só podem somar o total de 255 pontos de esforço por stat (255 por Atk, 255 por Def, por exemplo), e 510 pontos de esforço no total (a soma de todos os stats só podem chegar até 510). Porém, uma vez que os dados são calculados e dividindo o esforço por 4, só 252 pontos de esforço são o máximo para determinado stat. As vitaminas somam 10 EVs, mas não tem o poder de aumentar uma estatística (Atk, Def, Speed, etc) acima de 100, ou elevar o total acima de 510. A vitamina nova introduzida na Geração III, Zinc, permite aumentar a Special Defense.
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Blaziken |
Se um Pokémon carrega um Exp. Share consigo, ganhará EVs. Se o monstrinho que está segurando a Exp. Share e está contaminado com a Pokerus, a quantidade de pontos obtidos é dobrado.
Ainda nas novidades de itens da Gen III, o Macho Brace, dobra os EVs adquiridos em combate. Em mistura ao Pokerus, um monstrinho pode conquistar quatro vezes os pontos de esforço normal. Mas, os efeitos do item não são passados para um Pokémon segurando um Exp. Share.
Em Pokémon Emerald, algumas berries que eram utilizadas para fazer só Pokéblocks. Porém, isso mudou e certas frutas ajudam no treinamento com EVs... Vejam:
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Pomeg Berry, que ajuda no treino do stat HP. |
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Kelpsy Berry, que ajuda no treino do stat Attack. |
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Qualot Berry, que ajuda no treino do stat Defense. |
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Hondew Berry, que ajuda no treino do stat Special Attack. |
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Grepa Berry, que ajuda no treino do stat Special Defense. |
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Tamato Berry, que ajuda no treino do stat Speed. |
Os Effort Values na Geração 4 (D/P/P/HG/SS)
Os sistemas de EVs da geração IV ficou praticamente igual o da geração anterior, porém, a redução de Effort Values através de berries diminui os pontos de esforços a 100 se um determinado stat seu estiver acima do mesmo número.
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Palkia, Giratina e Dialga |
Alguns itens foram introduzidos para o treino de determinados stats. Caso utilize um deles e ganhe uma batalha, aumenta certa estatística em quatro pontos. Se o Pokémon estiver infectado com a PokeRus, o valor dobra. Confiram:
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Power Weight, ajuda no treino do stat HP. |
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Power Bracer, ajuda no treino do stat Attack. |
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Power Belt, ajuda no treino do stat Defense. |
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Power Lens, ajuda no treino do stat Special Attack. |
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Power Band, ajuda no treino do stat Special Defense. |
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Power Anklet, ajuda no treino do stat Speed. |
Caso um monstrinho possua formas alternativas que alteram as suas estatísticas (por exemplo, Giratina ou Shaymin), os pontos de esforço conquistados serão aplicados ao seus stats quando a forma é mudada, dando a oportunidade ao jogador para aumentar stats de seu Pokémon sem ter que subir de nível.
Os Effort Values na Geração 5 (B/W)
Na Geração V, o treinamento com EVs ficou muito parecido com os da Gerações III e IV. Os pontos de esforço redutores, as berries não diminuem os Effort Values para 100 se os pontos sejam acima de 100, porém, abaixam 10 EVs. Como novidade, os monstrinhos desta vez podem conquistar EVs de lutar, até no nível 100, e os stats são recalculadas no fim dos combate.
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Zekrom e Reshiram |
Na quinta geração as Wings substituíram as vitaminas, porém, só dão 1 EV para cada wing usada. Uma novidade é que ao contrário das vitaminas, as Wings não possuem o limite de EV 100 e podem ser consumidas até que o valor máximo de 255 para um stat seja alcançado (ou uma combinação de todos os 510 stats) for atingido. Existem 7 wings, mas apenas 6 destas ajudam com o treinamento de EVs. A Pretty Wing é a que não faz efeito algum. Estes itens podem ser adquiridos nas pequenas sombras na Driftveil Drawbridge ou na Marvelous Bridge.
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Health Wing, ajuda no treino do stat HP. |
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Muscle Wing, ajuda no treino do stat Attack. |
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Resist Wing, ajuda no treino do stat Defense. |
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Genius Wing, ajuda no treino do stat Special Attack. |
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Clever Wing, ajuda no treino do stat Special Defense.
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Swift Wing, ajuda no treino do stat Speed. |
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*Agradecimentos a Bulbapedia pelas informações e algumas imagens.
*Artigo postado em
Info e possui relação ao post
Natures.
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