Natures Pokémon






Natures são análises das personalidades dos Pokémon. Foram colocados nos jogos a partir da Geração III e continuaram a ser uma excelente mecânica nas Gerações IV e V. Existem até hoje 25 natures (naturezas).


A natureza de um monstrinho as vezes interfere na taxa de aumente de dois de seus stats, porém, aumentam um dos seus status em 10% e diminui outro também na mesma taxa. Natures também determinar sabor favorito do Pokémon e seu sabor não gostava. As natures também definem os sabores favoritos de seus monstrinhos.



Toda natureza estabelece uma das 25 fórmulas possíveis de crescimento e diminuição dos stats, assim, há cinco natures que não possuem nenhuma mudança sobre o aumento do stat de determinado Pokémon; estas são: Bashful, Docile, Hardy, Quirky e Serious.



Desde a versão Pokémon Emerald, um Ditto ou um monstrinho fêmea que carrega uma Everstone, possui 50% de chance de transmitir a sua natureza de sua prole, na creche Pokémon. A partir de HeartGold e SoulSilver, monstros do sexo masculino também ganharam o poder de passar a sua natureza segurando uma Everstone. Na geração IV, os pais só poderiam transmitir natures para os seus filhos se ambos Pokémon e treinador fossem da mesma região (jogador dos EUA e monstrinhos capturados na versão americana, por exemplo), mas, isso mudou em Black/White. Em Emerald, se o Pokémon com a habilidade Synchronize é o primeiro no seu time, há 50% de possibilidades de achar um monstrinho selvagem com a mesma natureza. Está habilidade funciona com todos os Pokémon, exceto lendários e casos especiais como os monstrinhos fósseis em R/S, Emerald ou o Eevee dado por Bill em HG e SS.


E as naturezas possuem muito mais funções. Além de tudo o que vimos até então, elas ditam a forma pela qual seu Pokémon vai batalhar por si só, como no Palácio de Batalha, natures diferentes fazem os monstrinhos utilizarem diversas formas de golpes e táticas de mudança quando estão com baixo HP. As cinco naturezas que não modificam os stats, têm estilos diferentes de combates no Palácio de Batalha de também. 


Um senhor perto de uma moradia (a Heritage Site) na cidade de Sunyshore, pede para visualizar Pokémons com diferentes naturezas (Naive, Serious e Quirky), dará ao jogador três aplicações Pokétch.
Em HeartGold e SoulSilver e Black/White, se determinado stat estiver aumentado ou diminuído pela nature, o Pokémon apresentará uma sombra vermelha ou azul respectivamente na tela de Resumo do monstrinho.


Em Pokémon Black e White, os próprios treinadores possuem naturezas. A nature pode ser vista e mudada no Trainer Card. Estas naturezas afetam o que o jogador vai falar sobre os combates de outros na Unity Tower.


Lista das Naturezas

Listas das Natures Pokémon
Clique na tabela para ver em tamanho original e confira todos os dados das Natures. 

-------------------------------------------------

*Artigo escrito por Lucasmon, proibida a cópia sem colocar a fonte. Lembre-se: plágio é crime.
*Agradecimentos a Bulbapedia pelas informações e PsyPokes pela tabela.

0 comments: