Pokémon Red e Green Versão Beta

Como acontece com a maioria dos jogos, Pokémon Red e Green tiveram diversos locais e outros itens não adicionados em sua versão final.

Além disso, as localizações em inglês desses jogos, Pokémon Red e Blue, teve vários de seus aspectos alterados durante os dois anos e meio entre o lançamento de Red e Green, como a correção de bugs na versão japonesa, por exemplo.


A Versão Beta



Um dos primeiros itens retirados da versão Beta para a versão original, foi a exclusão da personagem feminina. Originalmente, ele teve artes e alguns conceitos criados, mas só veio a aparecer nos remakes das versões anos depois.

Artwork original com a personagem feminina



A presença de Mew não estava planejada na versão Beta, porém após que as ferramentas de depuração foram removidos da versão final, os desenvolvedores adicionaram no espaço restante da ROM o lendário pokémon, Mew. A própria Nintendo admitiu logo depois que está foi uma atitude arriscada, e poderia ter danificado a versão original de Red e Green (Blue). Por sorte, nada ocorreu.

Continuando, temos outro dado curioso da versão Beta: as pokébolas, originalmente não possuíam o círculo tradicional no centro. De fato, era apenas uma bola. Veja:

Capsule Monsters, Pokéball Red and Green

Concept Art



Durante uma exposição de jogos chamada Game On, o conceito de arte do início de Pokémon Red e Green por Ken Sugimori foi apresentado, juntamente com o material de pré-lançamento de Pokémon Ruby e Sapphire. O conceito de arte retrata versões aproximadas de vários conceitos que fizeram nas versões finais dos jogos da primeira geração. Eles mostraram várias batalhas, a Zona Safari, Red navegando em um Lapras, um Blastoise, Celadon City, Silph Co., e uma cidade com uma fonte que deve ter sido reformulada para Celadon City. Alguns outros Pokémon são identificáveis ​​de uma forma bruta, como Gastly e outros protótipos, como um tipo de dragão básico. Vejam (cliquem para ampliar):

Concept Art Pokémon Red and Green

GameCenter CX



Um episódio especial de Pokémon no GameCenter CX mostrou a entrevista com o criador da série, Satoshi Tajiri, que revelou muitas informações sobre a versão Beta de Red e Green. Por exemplo, Rhydon era o Pokémon #001 na Pokédex, sendo o primeiro monstrinho criado. Nidoking teria o nome de Maiko, indicando que não tinha tanto espaço reservado para os pokémon antes do desenvolvimento. Além disso, Tajiri disse que a primeira geração teria 190 pokémon, ao invés de 151, e o Missingno seria o monstrinho de número 39 na Pokédex.

Confira a entrevista onde estes e outros detalhes foram divulgados:




Professor Oak Battle



No início da aventura, Professor Oak apresentava a Red o mundo Pokémon usando um sprite que é semelhante ao dos sprites de batalha de outros personagens. No entanto, ele também tinha três equipes completas programadas e, em cada uma consistindo de um Tauros, Exeggutor, Arcanine, Gyarados, e o estágio evolutivo final um dos Pokémon inicial.

Seus Pokémon eram de um nível mais elevado do que os de Blue como campeão, talvez dando a entender que ele estava em um ponto destinado a ser enfrentado após o jogador entrar no Hall of Fame.

Esta batalha está presente em todos os jogos da primeira geração, que pode ser ativada através da realização do Ditto glitch, caso o monstrinho tenha um status especial de 226, e o ataque seja reduzido por 4, 5 ou 6 etapas. Vejam o vídeo a seguir, onde é possível aprender a realizar as etapas:




O Tipo Pássaro (Bird)



O tipo de pássaro deve ter sido um protótipo para o tipo voador, nas versões beta dos jogos. Isto pode ser observado nas versões finais: Missingno. é reconhecido como um pokémon do tipo duplo - pássaro /normal. Este tipo ''beta'' está presente nos dados internos dos jogos da Generation II, possivelmente devido ao seu motor ser uma versão atualizada do que dos jogos da GEN I.


Classe de Treinador Não Utilizada 



A classe instrutor conhecido como Chief  foi omitida das versões finais, embora, como Professor Oak, uma batalha com um NPC com esses dados podem ser acessados ​​através da modificação dos dados internos ou por alguma trapaça (código). Essa classe é aparentemente mencionada no jogo por um dos Rockets Grunts em Celadon City, e ele compartilha seus sprites de batalha com a classe instrutor Scientist. No entanto, ele não parece ter uma equipe definida.


Música



Uma faixa não utilizada da versão beta foi descoberta nos dados internos de R/G. A trilha é originalmente de alta-frequência e incompleta já que apenas os canais de áudio individuais são deixados. Houve também tentativas de recriar o que o tema completo soaria. Os links das músicas originais e recriadas seguem a seguir:
  1. Música Original por Koolboyman, clique aqui.
  2. Música Original por ChickasaurusGL, clique aqui.
  3. Música Recriada por ChickasaurusGL, clique aqui.
Locais

Há três localizações no mapa que são idênticas ao outro mapa utilizado nas versões finais, exceto pelo fato de que o tema padrão usado na localização alternativa é diferente.

Esses locais são os seguintes:

A casa invadida pela Equipe Rocket em Cerulean: tem o número de índice 69 em vez de 62 e ''peças'' do Mt. Moon;

As ''Underground Paths'' do Caminho na Rota 6: tem o número de índice 75 em vez de 74 e desempenha o Tema da Cidade Vermilion;

O Poké Mart em Cinnabar Island: tem o número de índice 173 em vez de 172 e desempenha o Tema de Cinnabar Island.

Dados formatados existem para um local do mapa adicional. Ele está localizado logo após a cidade final na memória (Saffron City), mas pouco antes de Rota 1. Seus dados associados são completamente em branco, mesmo os dados de cabeçalho e coordenadas sobre o mapa da cidade (como ele é definido como sendo parte de Pallet Town, com coordenadas 0,0), exceto pelo fato de que uma bandeira utilizada quando marcada permite que o jogador Voe para ele. A tentativa de viajar para este local simplesmente congela os jogos.

Uma telha warp não utilizada em Celadon City foi recentemente descoberta. Está programado internamente para levar a 5F de Celadon Dept Store, que por sua vez tem seus dados internos localizados longe dos dados para os outros andares, possivelmente sugerindo que era originalmente um mapa completamente diferente nos estágios iniciais de desenvolvimento, que é apoiado pela referida descoberta. Vejam o vídeo que mostra sobre o assunto:




Itens



Itens não utilizados com os nomes de todos as insígnias foram encontrados nos dados internos. Isto poderia significar que as insígnias foram originalmente criadas para serem itens. O BoulderBadge e CascadeBadge são os únicos que fazem algo quando usados em batalha, permitindo que o jogador jogue Bait and Rocks, respectivamente, como no Safari Zone. Quando usado fora da batalha, eles têm um outro efeito estranho, após a animação do combate, a música muda para um ritmo de "good Pokédex", sendo um jingle do Professor Carvalho.

Existe um item no jogo chamado ???, que permite ao jogador surfar sem usar um Pokémon. Devido a esta capacidade, ela é muitas vezes referida como uma prancha. Nas versões finais, o movimento pode ser usado por um Pokémon com um movimento de campo que faça a mesma função. Isto levou alguns jogadores a especular que seja o movimento Surf não foi originalmente implementado como um movimento de campo ou que o movimento inicialmente não seria como um HM.

A Pokédex também está presente como um item de inventário. Este item permite o uso da Pokédex durante a batalha, assim como Ash faz no anime. No entanto, devido à sua natureza incompleta que provoca vários erros, foi retirada da versão final.


Nomes dos Pokémon



Durante o período promocional, que precedeu o lançamento Inglês tanto do anime e de Pokémon Red and Blue, uma grande quantidade de Pokémon foram apresentados com nomes diferentes daqueles que tinham nas versões finais. Alguns desses nomes eram semelhantes aos seus nomes finais, mas alguns eram muito perto de seus nomes japoneses, e outros foram completamente diferentes de qualquer nome. Confiram uma lista da Bulbapedia que retrata este acontecimento:

#Final nameEarly nameJapanese name
014KakunaKakunaKokoonCocoon
016PidgeyPidgeyPidgePoppo
018PidgeotPidgeotPidgeottPigeot
019RattataRattataRattatakKoratta
023EkansEkansArbo/"Nagahis"Arbo
024ArbokArbokNagaaspArbok
028SandslashSandslashSandstormSandpan
035ClefairyClefairyAriaPippi
036ClefableClefableArialaPixy
037VulpixVulpixFoxfireRokon
039JigglypuffJigglypuffPuddingPurin
040WigglytuffWigglytuffCustardPukurin
043OddishOddishLadishNazonokusa
046ParasParasParasyteParas
050DiglettDiglettDigdaDigda
058GrowlitheGrowlitheFlamieGardie
059ArcanineArcanineBlazeWindie
060PoliwagPoliwagAquaNyoromo
061PoliwhirlPoliwhirl"Aquanau"Nyorozo
062PoliwrathPoliwrath"Aquamar"Nyorobon
063AbraAbraHocusCasey
064KadabraKadabraPocusYungerer
066MachopMachopKara-teeWanriky
067MachokeMachokeKung-fooGoriky
068MachampMachampJu-dohKairiky
072TentacoolTentacoolJillyMenokurage
073TentacruelTentacruelMan O WarDokukurage
078RapidashRapidashGallopGallop
079SlowpokeSlowpokeSlowmoYadon
081MagnemiteMagnemiteCoilCoil
082MagnetonMagnetonRecoilRarecoil
083Farfetch'dFarfetch'dFowlerKamonegi
084DoduoDoduoDodoDodo
087DewgongDewgongManatyJugon
092GastlyGastlySpiritGhos
093HaunterHaunterSpectreGhost
094GengarGengarPhantomGangar
096DrowzeeDrowzeeSleeperSleep
099KinglerKinglerKingleKingler
102ExeggcuteExeggcute"Eggstre"Tamatama
103ExeggutorExeggutor"Eggscut"Nassy
104CuboneCuboneOrphonKarakara
105MarowakMarowakGuardiaGaragara
106HitmonleeHitmonleeLeeSawamular
107HitmonchanHitmonchanChanEbiwalar
108LickitungLickitungTonguetydBeroringa
109KoffingKoffingNyDogars
110WeezingWeezingLaMatadogas
113ChanseyChanseyLuckyLucky
114TangelaTangelaMeduza/MedusaMonjara
118GoldeenGoldeenGoldyTosakinto
119SeakingSeakingNeptuneAzumao
123ScytherScytherStrykeStrike
130GyaradosGyaradosSkulkrakenGyarados
131LaprasLaprasNessLaplace
132DittoDittoMorphoMetamon
133EeveeEeveeEonEievui
137PorygonPorygonPoregonPorygon
138OmanyteOmanyteEssOmnite
139OmastarOmastarKargoOmstar
140KabutoKabutoAttKabuto
141KabutopsKabutopsLantisKabutops
142AerodactylAerodactylPteraPtera
147DratiniDratiniDragoonMiniryu
148DragonairDragonairDragynHakuryu

Agradecimentos especiais ao Bulbapedia, Serebii e aos canais do Youtube (Koolboyman e ChickasaurusGL) que contribuíram para as informações da matéria. Espero que tenham curtido, e comentem sobre as modificações que vocês gostaram ou não que foram retiradas das versões finais!

0 comments: