Alakazam OU (Black/White)


Alakazam é um monstrinho do tipo psíquico introduzido na primeira geração. Na 5th Gen, este Pokémon possui as seguintes habilidades:

  1. Synchronize: Quando você está com um status (Paralisado, Queimado, Congelado, etc...), o monstrinho adversário também ficará com está mesma condição.
  2. Inner Focus: Impede o flinching.
  3. Magic Guard: Evita danos indiretos.
Postagens como ''EVs'' e ''Natures'' são úteis para está estratégia.
Alakazam está na tier OverUsed.

Análise: Alakazam sempre possuiu uma velocidade (speed) e ataque especial (Special Attack) incríveis. Para ajudar ainda, na quinta geração ele recebeu um grande presente: a nova habilidade do Dream World, Magic Guard. Com está nova habilidade, Alakazam se transformou em um dos melhores assassinos vingativos na sua tier, e é uma ameaça para muitas equipes. Porém, nem tudo são flores para o monstrinho. Com a nova geração, sua defesa e ataque continuaram muito fracos. Além disso, muitas vezes ele deve se esforçar para acabar com alguns monstrinhos comuns na tier OU, especialmente Scizor e pokémons defensivos do tipo metal.

Estratégias



Nome: Special Attacker
Item: Life Orb/Focus Sash
Habilidade: Magic Guard
Nature: Timid
Moveset
  1. Psyshock/Psychic
  2. Focus Blast
  3. Shadow Ball 
  4. Hidden Power Ice/Hidden Power Fire/Substitute.
EVs

4 HP/252 SpA/252 Speed 

Análise da Estratégia
Com sua alta velocidade, e cobertura impecável, e Special Attack maior do que a de Latios, Alakazam é um grande monstrinho a ser batido. A escolha entre o Focus Sash e Life Orb é crítica, já que a combinação de Magic Guard e Focus Sash faz Alakazam um assassino vingativo premier, enquanto Life Orb permite Alakazam atacar e passar sobre os outros como um caminhão sem temer recuo. Focus Sash é particularmente útil, pois sempre será necessário dois golpes separados para derrubá-lo. É importante que você escolha o item que se adapte à sua equipe, como o item escolhido determina a função Alakazam.

A escolha entre Psyshock e Psychic se resume a preferência pessoal. Psyshock é recomendado, já que é uma maneira útil de atacar através de ''paredes'' especiais, como Chansey e Blissey. Psychic, por outro lado, é capaz de atingir monstrinhos ligeiramente mais defensivos, como Rotom-W e Gliscor. No entanto, Psychic deixa de derrubar Terrakion na tempestade de areia, ao contrário de Psyshock, que derruba qualquer um independentemente do clima. Focus Blast permite Alakazam derrubar monstrinhos que seriam impossíveis de se derrotar por conta de seu tipo, como Tyranitar. É importante notar que, mesmo levando um Choice Scarf, Tyranitar ainda é mais lento do que Alakazam e será derrubado por apenas um Focus Blast. Shadow Ball oferece uma cobertura importante contra outros tipo psíquico que são ameaças, como Latios e Latias. O último movimento se resume a preferência pessoal. Hidden Power Ice permite Alakazam efetivamente derrubar tipos dragão, enquanto o Hidden Power Fire é útil para acabar com os tipos aço que não são fracos a Focus Blast, como Scizor. Substitute pode ser utilizado sobre um Hidden Power, pois facilita a previsão significativamente e fornece a Alakazam uma forma de proteção contra outros assassinos vingativos. No entanto, alerto que o uso de Substitute em conjunto com Focus Sash, será muito menos útil, e a falta de cobertura extra pode ser prejudicial como um assassino vingativo.

Este artigo foi postado também em -> Pokémon Competitivo 

Um comentário: