Slurpuff X/Y (NU, RU, UU)


Slurpuff é um monstrinho do tipo fada introduzido na sexta geração. Na 6th Gen, este Pokémon possui as seguintes habilidades:

  1. Sweet Veil: Impede os aliados e adversários de entrarem na condição ''sleep''.
  2. Unburden: Dobra a velocidade do pokémon, quando este perde o item que carrega consigo.
Postagens como ''EVs'' e ''Natures'' são úteis para está estratégia.
Slurpuff está na tier NeverUsed.

Análise: Devido aos baixos stats no geral e fraquezas aos tipos Poison e Steel (sofrendo contra Bullet Punch, golpe muito usado por Scizor, pokémon utilizado demais em OU), Slurpuff acabou sendo classificado na tier NeverUsed no metagame de X/Y. Apesar desses defeitos, o pokémon possui uma boa variedade nos golpes, principalmente nos ataques especiais, além de possuir a habilidade Unburden, cujo uso pode ser bem aproveitado em determinadas estratégias.

Estratégias


Nome: Belly Drum
Item: Sitrus Berry
Habilidade: Unburden
Nature: Jolly/Adamant
Moveset
  1. Belly Drum
  2. Play Rough
  3. Return
  4. Substitute 
EVs

4 HP/252 Atk/252 Speed 

Análise da Estratégia

Com Belly Drum aumentando seu ataque em quatro vezes, Slurpuff consegue derrubar a maioria de seus adversários. Além disso, logo em seguida, o item Sitrus Berry é utilizado, ativando a habilidade Unburden (fazendo com que a speed de Slurpuff seja dobrada, e superando a velocidade de muitos monstrinhos com Choice Scarf). Já Play Rough. é o único golpe físico que aproveita o STAB desse pokémon, portanto sendo essencial no moveset. Substitute ajuda e pode ser usado em certos momentos para aproveitar a estratégia do Belly Drum + Unburden, praticamente garantido a vitória contra o time do oponente, e beneficiando-se também de Return. A escolha entre a nature Adamant e Jolly é opcional, a última citada supera Mienshao's no momento dos turnos de batalha, já Adamant garante o sweep contra a maioria dos pokémon do metagame, sobretudo das tiers mais ''baixas'', onde Slurpuff está presente.

Estratégia 2 - Tier: RU (Rarely Used)
Nome: Belly Drum
Item: Sitrus Berry
Habilidade: Unburden
Nature: Adamant

Moveset
  1. Belly Drum
  2. Play Rough
  3. Return
  4. Substitute/Aromatherapy/Wish
EVs

52 HP/252 Atk/204 Speed

Análise da Estratégia: Belly Drum permite que o ataque de Slurpuff atinja níveis insanos (1136), reduzindo a metade de seu HP e dando condições para que ele faça a limpa no time adversário. Play Rough é um golpe de STAB obrigatório, e Return lhe dá uma boa maneira de atacar eficientemente os tipos Poison, como Amoonguss e Golbat. Já o último golpe, fica a sua escolha. Substitute pode ser usado facilmente em switches forçados, enquanto Aromatherapy da um suporte contra Will-O-Wisp, Toxic, entre outros, que podem ser vistos em Alomomola e Mega Banette. Além disso, Wish é uma opção que permite que ele recupere HP depois de utilizar Belly Drum. Sobre a Sitrus Berry, ela novamente ajuda que a habilidade Unburden seja ativada.

Estratégia 3 - Tier: UU (UnderUsed)
Nome: Calm Mind
Item: Sitrus Berry/Chesto Berry
Habilidade: Unburden
Nature: Modest

Moveset
  1. Calm Mind
  2. Draining Kiss
  3. Rest/Surf 
  4. Flamethrower
EVs

4 HP/252 SpA/252 Speed

Análise da Estratégia: Calm Mind é o ponto principal do moveset, permitindo Slurpuff aumentar sua Special Defense e Attack, e assim devastar o time do rival com mais facilidade. Draining Kiss é a opção preferencial de STAB, que é mais forte do que Dazzling Gleam, mais recomendado para Doubles. Flamethrower é usado contra os tipos Steel que levam vantagem contra Slurpuff, como Metagross e Jirachi, e Surf é utilizado para bater em Nidoking e Nidoqueen, além de levar vantagem contra os tipo fogo dominantes como Entei, Victini e Darmanitan. 

Este artigo foi postado também em -> Pokémon Competitivo 

0 comments: